Aberta seleção para contratação de consultoria técnica no ProRural

O ProRural abre nesta quinta-feira (05), processo seletivo para a contratação de empresa de consultoria especializada em assessoramento técnico, para acompanhamento dos subprojetos produtivos e de infraestrutura rural, apresentados ao Programa através das Organizações de Produtores Familiares (OPFs), para análise e financiamento pelo Projeto Pernambuco Rural Sustentável.

Entre os serviços a serem contratados estão os de assessoria no processo de implantação das ações, capacitações, obtenção de registros e licenças necessárias aos investimentos, a busca de soluções técnicas, tecnológicas e organizativas que proporcionem bons níveis de eficiência econômica, com acesso a mercados e obtenção de rendas, que permitam o desenvolvimento sustentável do subprojeto, e o estimulo ao uso das ferramentas de gestão e manutenção dos convênios de infraestrutura hídrica e saneamento, entre outras.

A contratação prevê ainda a viabilização da participação das mulheres e homens nas atividades, sensibilizando para a igualdade de gênero, o resgate de saberes locais e do respeito à diversidade étnica e cultural dos beneficiários, além da contribuição para o fortalecimento da noção de cidadania, incluindo ações de valorização do indivíduo, da família e da unidade produtiva como instrumentos de inclusão social e econômica. A empresa deve ainda promover o conhecimento e a difusão das práticas do associativismo e cooperativismo como modelo de organização social e produtivo.

Os consultores interessados deverão observar as diretrizes do Banco Mundial sobre Seleção e Contratação de Consultores. A Manifestação de Interesse deverá ser endereçada à Comissão Permanente de Licitação (CPL), até às 16h do dia 26 de abril, devendo ser entregue pessoalmente, enviada por Correio ou email conforme EDITAL.