Assembléia Pankararu contou com presença de representantes do ProRural

Técnicos do ProRural de Petrolândia estiveram presentes, na última sexta-feira (04), na Assembleia Pankararu “Mãe Pindaé’’, que aconteceu na Aldeia Brejo dos Padres, no terreiro do João Binga, localizado entre os municípios de Jatobá e Tacaratu. O objetivo do encontro foi discutir temas como o direito à terra, à saúde, à Educação, além de debates sobre a conjutura politica na terra Pankararu, a gestão territorial e a segurança pública.

Na oportunidade, o coordenador do ProRural no Sertão de Itaparica, Kleyton Lima, falou sobre o projeto do Centro Cultural e Multiuso que está em análise no órgão, e do projeto de quintais produtivos a serem financiados pelo Programa, e que estão sendo pensados para as mulheres Pankararu. 

O evento contou ainda com apresentações culturais que retrataram a historia das lutas de povos e das lideranças, caciques e pajés, que por amor à causa indígena sempre dedicaram a maior parte de suas vidas a defender direitos, costumes, rituais e tradições. Além da comunidade indígena, estivem presentes no evento as lideranças e caciques dos povos Pankararu e Entre Serras, além de profissionais da Educação, da Saúde e outros parceiros.