Associações rurais de Serrita são capacitadas pelo ProRural

Técnicos da Unidade de Gestão Territorial (UGT) do ProRural em Salgueiro realizaram, na manhã desta quinta-feira (14), a segunda etapa da Capacitação das Associações do município de Serrita, no Sertão de Pernambuco. O encontro aconteceu das 8h as 13h30, na sede do Sindicato Rural da cidade e contou com a presença de 21 representantes de associações locais.

O objetivo das capacitações é preparar as associações apoiadas pelo órgão, para que elas possam fazer a gestão dos recursos financiados pelo Governo de Pernambuco, de modo que possam realizar de forma independente e organizada, a gestão social e financeira de cada grupo. A UGT Salgueiro vem capacitando, desde 2018, todas as associações dos municípios onde o escritório regional atua.

No encontro de ontem foram trabalhados os temas “O Papel e função de uma Associação e das suas lideranças” e “As leis que regulamentam uma Associação e as relações sociais – impostos e regulamentação”, com foco no desenvolvimento sustentável das áreas rurais e nas políticas públicas que promovem o fortalecimento dos grupos. Além dos técnicos do ProRural, os participantes contaram também com apresentação de representantes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), sempre parceiros nessas ações.

Para a técnica de campo da UGT de Salgueiro, Ângela Santos, é importante que as entidades se apropriem dos seus direitos, mas também de suas responsabilidades. “Muitos grupos têm dificuldades para fazer a gestão dos recursos e erram em atividades simples porque não foram orientadas a fazer da forma correta, nós apenas colocamos eles para estudar”, brinca.