Banco Mundial capacita mutuários em matéria de aquisições

Representantes do ProRural participaram, de 11 a 15 de dezembro, do Seminário de Capacitação para mutuários “Regulamento de Aquisições do Banco Mundial” que aconteceu na cidade de Fortaleza. O encontro teve como objetivo fomentar o debate e a troca de experiências sobre aquisições entre os parceiros que mantêm acordos de empréstimo com o Bird.

Durante a capacitação, foram revistas as normas e procedimentos aplicáveis às contratações através de financiamentos do banco, além de trabalhada a capacidade na interpretação das regras. A ideia é que os participantes sejam multiplicadores das orientações para as comissões de licitação e outras áreas técnicas envolvidas nos processos de aquisições com dinheiro público.

O grupo trabalhou ainda as relações entre mutuários e fornecedores, os ciclos que devem seguir os projetos, formas de contratação de consultorias e métodos de seleção, contratações diretas, aquisições nacionais e internacionais e os elementos dos termos de referência, entre outras.

O ProRural é quem executa o Projeto Pernambuco Rural Sustentável (PRS), acordo de empréstimo entre o Governo do Estado de Pernambuco e o Banco Mundial, através da Secretaria de Agricultura e Reforma agrária (SARA). O PRS vem, desde 2012, apoiando projetos produtivos e de infraestrutura com vistas no fortalecimento da Agricultura Familiar do estado.