Banco Mundial promove troca de experiências entre projetos brasileiros

Gestores do ProRural participaram, até a sexta-feira (21), de Encontro de Intercâmbio entre projetos brasileiros apoiados pelo Banco Mundial (BIRD). O evento aconteceu no Centro de Treinamento da Epagri em Chapecó, Santa Catarina. A ideia foi promover uma grande troca de experiências entre os projetos do Acre, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e o Pernambuco Rural Sustentável (PRS).

Na quinta-feira (22), cada estado apresentou o seu case de sucesso, partilhando caminhos e alternativas para a melhoria dos demais. O ProRural apresentou o “Modelo de Compliance adotado pelo Projeto”, que tem determinado caminhos mais eficientes e eficazes de aplicar o Manual de Operações do BIRD e, assim, desburocratizar possíveis gargalos. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre estratégias de implementação de operações voltadas para a agricultura familiar, além de visitas de campo a projetos bem sucedidos.

Para o diretor geral do ProRural, Fábio Fiorenzano, a participação no encontro é de extrema importância. “Aqui podemos validar as ações que têm dado certo nos projetos executados pelo ProRural, mas também voltaremos com novos conhecimentos que poderão enriquecer o Programa com as ações de sucesso dos outros estados”.