Comunidade do Sítio Queimados se prepara para receber trator do Governo do Estado

Um sonho de crescimento e melhoria de qualidade de vida para os moradores da comunidade do Sítio Queimadas, no município de Feira Nova, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, agora está bem perto de ser realizado. A Associação Comunitária de Moradores e Agricultores do Sítio Queimados (Acomasq) vai receber do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura/ProRural, um trator e insumos para alavancar a produção e os negócios.

Ao todo serão 97 famílias beneficiadas que há muito tempo sonham com a chegada dos equipamentos que trarão maior capacidade de produção para a região já inserida na cadeia produtiva da mandioca, com grande produção da raiz e derivados. Orçado em R$ 268.276,00 o investimento contempla a compra do trator, debulhadeira, roçadeira, plantadeira de mandioca, sulcador, grade aradora e niveladora, carreta, entre outros.

Segundo o presidente da Acomasq, Adjair José da Silva, os agricultores locais já têm produção de inhame, milho, batata doce e principalmente mandioca. “Somos da terra da farinha, hoje já estamos envolvidos nas políticas públicas (PAA e PNAE), e muitos associados vendem parte de suas produções para os programas e nas feiras, com a chegada do trator plantaremos muito mais e nossos produtos serão de melhor qualidade”.

O projeto de compra dos materiais está em fase final no ProRural e a comunidade se prepara para a chegada dos equipamentos. Juntos, estão construindo um galpão que servirá de garagem e depósito dos insumos. A obra é uma contrapartida da comunidade e tem como objetivo a segurança e preservação do maquinário.