Comunidade festeja as cisternas construídas pelo ProRural em 2018

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de Palmeiras, no município de Chã Grande, esteve em festa na manhã desta segunda-feira (10). Durante o encerramento das atividades de 2018, os associados comemoraram também a finalização dos trabalhos e entrega das 34 cisternas de placa, de 16 mil litros, construídas com verba do Governo de Pernambuco, através do ProRural.

O investimento, de aproximadamente R$ 60 mil, beneficiou indiretamente cerca de 170 pessoas da localidade, que sofriam com a falta de água na região por causa da escassez de chuva nos últimos anos. Chã Grande é um município de baixa intensidade pluviométrica e as residências da comunidade não dispunham de infraestrutura para armazenamento de água. As obras foram feitas com coparticipação da comunidade, que forneceu mão-de-obra de ajudante de pedreiro como contrapartida do projeto.

A coordenadora da Unidade de Gestão Territorial do ProRural na Região Metropolitana do Recife, Dayse Reis, presente no encerramento das atividades da associação, falou do quanto é importante para o ProRural a chegada dos benefícios às comunidades e sobre as responsabilidades dos beneficiários. “O Governo do Estado faz os investimentos para que melhorem as condições de vida dos homens e mulheres do campo, mas todos precisam zelar para usufruir das cisternas por muito tempo”, lembra.

Para a beneficiária Ana Lúcia de Paiva, moradora da comunidade, a vida sem a cisterna era muito mais difícil, pois a região sofre com a falta de abastecimento e de chuvas. “Antes era necessário andar com a lata de água na cabeça várias vezes por dia. Minha família precisava buscar água nos sítios dos vizinhos, mas agora temos a cisterna cheia de água da chuva”, comemora.