Encontro do ProRural discute criação de caprinos e ovinos no Sertão Central

A Unidade de Gestão Territorial do ProRural de Salgueiro realizou, na manhã dessa quarta-feira (20), no município de Mirandiba, o II Encontro de Caprino e Ovino do Grupo Territorial de Governaça do Sertão Central. O encontro teve o objetivo de discutir soluções para o crescimento da caprinovinocultura da região e contou com a participação de mais de 100 agricultores da cidade.

Entre outros assuntos, a pauta tratou de questões como alimentação, sanidade, melhoramento genético, formas de criação, industrialização de produtos derivados do leite e assistência técnica. Além disso, os participantes puderam conhecer e entender as linhas de financiamento oferecidas pelo Banco do Nordeste e Banco do Brasil, as vantagens e os níveis de endividamento de cada uma.

Para o agricultor João Joaquim do Nascimento, que mora no Sítio Umburana D`água, na zona rural do município, encontros como o de hoje são oportunidades para os produtores tratarem de suas dificuldades na criação dos animais e encontrarem alternativas para os problemas comuns a grande maioria. “O encontro é muito importante porque podemos discutir aqui os problemas como a falta de remédios e de pasto, por exemplo, por causa da falta de chuva em algumas regiões”, comenta.

O evento foi uma realização do ProRural com parceria do Sebrae e Prefeitura da cidade. Além dos debates, a técnica do SEBRAE, Auxiliadora Vasconcelos, palestrou sobre “Desenvolvimento e Inclusão Produtiva no Semiárido”.