Equipe do ProRural ensina comunidade a acompanhar obras em Carpina

Não basta apenas esperar que a água chegue até as torneiras das residências que serão beneficiadas pelo projeto de abastecimento de água na Vila Caramuru em Carpina, a comunidade vai poder acompanhar cada passo das obras e garantir que os recursos de aproximadamente R$ 340 mil, do Governo de Pernambuco, sejam investidos com transparência e qualidade.

Para isso, técnicos do ProRural estiveram nesta segunda-feira (11), na sede da Associação dos Pequenos Agricultores e Moradores da Comunidade Sítio Saco e Vila Caramuru para conversar com os agricultores familiares da região. A ideia do encontro foi envolver os beneficiários, em todas as etapas de execução, para que se apropriem de todas as fases do projeto e garantam que tudo seja realizado dentro dos prazos e com a qualidade exigida pelo Programa e pelo Banco Mundial.

As obras de construção do reservatório de água, de onde será montada a rede de distribuição do sistema de abastecimento, começaram essa semana, assim como a colocação de postes que levarão a energia para bombear a água do poço até as 74 casas beneficiadas. O prazo é de que até o final do mês de maio as obras sejam concluídas.

Uma comissão formada por moradores das duas comunidades participarão ainda, no próximo dia 20 de março, de intercâmbio para troca de experiências, na Comunidade Malhada Branca, no município de Buíque. Na visita a um projeto padrão, modelo de sistema de abastecimento implantado pelo ProRural, os novos beneficiários terão a oportunidade de conhecer um modelo de gestão em funcionamento e aplicar os aprendizados nas suas comunidades.