Iniciativa do ProRural e parceiros reúne produtores de caprinos e ovinos do Sertão Central

Técnicos do ProRural em Salgueiro participaram, na manhã desta quarta-feira (16), em São José do Belmonte, de encontro com prefeitos e secretários de Agricultura de oito municípios, além de agricultores e parceiros. O Evento, que aconteceu na Câmara dos Vereadores da cidade, foi uma iniciativa do Grupo Territorial de Governança (GTG) de caprinos e ovinos da região, do ProRural e  do Conselho de Desenvolvimento Rural da localidade.

O objetivo foi discutir o Projeto “Super Berro”, que busca parceria com as secretarias de Agricultura ou associações de produtores e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A ideia é que, com o projeto de financiamento, o produtor tenha acesso a uma linha de crédito de R$ 12 mil para consultoria, com parcelamento em 10 vezes para pagar ou em parceria com as Prefeituras Municipais.

O GTG, acompanhado pelo ProRural, discute uma proposta metodológica para o projeto e propõe que o valor da contrapartida dos produtores seja revertido para Assistência Técnica, enquanto o SEBRAE orientaria o corpo de técnicos para acompanhar um grupo de produtores bem maior nos demais municípios da Rede. A proposta ainda será encaminhada para análise de todos os envolvidos.

O encontro, que reuniu cerca de 70 pessoas, contou ainda com palestra sobre as perspectivas e rumos da caprinovinocultura do Sertão Central, ministrada pela gestora do projeto de Desenvolvimento e Inclusão Produtiva para o Semiárido, Maria Auxiliadora Barbosa de Vasconcelos e a analista técnica do SEBRAE, Raquel Alice da Silva.