Palestra do ProRural incentiva agricultores a empreender na entressafra

O que fazer quando não há trabalho na entressafra? Essa resposta foi dada aos agricultores familiares que participaram, na manhã dessa sexta-feira (08), da palestra sobre Empreendedorismo e Comercialização, realizada por técnica do ProRural durante a semana de cadastramento do Programa Chapéu de palha em Petrolina.

Com o objetivo de capacitar e dar novas oportunidades de trabalho e renda, o curso mostrou como é possível montar um pequeno negócio focando no sonho, transformando esse sonho em meta, se planejando e tendo persistência e comprometimento para transformar dificuldades em novas oportunidades. Hoje, a maioria dos trabalhadores ficam em casa esperando voltar aos trabalhos nas fazendas de fruta da região.

Para a aluna Roseni Silva, que trabalha na coleta de uva, mas também faz artesanato como bolsas, tapetes e bonecas nas horas vagas, aprender a empreender é muito importante. “Agora eu vou pensar em montar meu próprio negócio. Hoje aprendi que não devo ter medo de começar a ir em busca dos meus sonhos”, comenta.

Durante a semana, dezenas de palestras foram oferecidas por técnicos do ProRural e de outras secretarias, para mais de duas mil pessoas no Centro do Convenções da cidade. O cadastramento do Chapéu de Palha começou na segunda-feira (04) e se encerra nessa sexta-feira (08). Além do curso de empreendedorismo, os técnicos do ProRural falaram sobre meio ambiente, pesca artesanal e piscicultura.