Projeto do ProRural vai fortalecer empreendimento das mulheres de Condado

Maior espaço para produção de costuras e artesanatos vai transformar donas de casa e trabalhadoras rurais em empresárias

Mais um investimento do Governo de Pernambuco e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, através do ProRural, que busca gerar novas e melhores oportunidades de trabalho e negócios para as mulheres pernambucanas, está em execução no município de Condado. As 40 beneficiárias da Associação das Mulheres Dinâmicas da cidade terão mais espaço e novos maquinários para trabalhar e aumentar a renda familiar de cada produtora.

Para isso, os técnicos do Programa, em reunião na Associação na última semana, orientaram as mulheres que: além do projeto de reforma do prédio e aquisição das máquinas, as beneficiárias recebam capacitação em Gestão Associativa, Gestão Contábil e Financeira e Gestão do Empreendimento. A ideia é fazer com que a produtividade, a lucratividade do negócio e a sustentabilidade do projeto estejam garantidas depois das obras concluídas e entregues à comunidade.

Segundo a técnica Social do ProRural, Rosana Valença, o diferencial desse investimento serão as etapas de formação das mulheres como verdadeiras empresárias e o capital de giro que garantirá o necessário para o trabalho inicial,  para manter estoques e pagamentos de fornecedores e outras despesas até que o grupo possa caminhar com as próprias pernas.

O projeto orçado em aproximadamente R$ 380 mil vai transformar pequenas produtoras de artesanato, bijuterias, bordados, costuras e reciclagens, entre outras, em mulheres de negócios que querem crescer e ganhar espaço para produção e vendas. Hoje, a produção é vendida na sede da associação, por encomenda e em feiras e encontros.