Projeto do ProRural vai mudar a vida dos moradores da Serra Verde

Morar a quase 90 metros de altitude pode trazer grandes vantagens como o clima e a beleza do lugar, mas quando não se tem um bom acesso, o alto é sinônimo de muita dificuldade, falta de acessibilidade e de qualidade de vida. E era com grande dificuldade que viviam os moradores das comunidades de Serra Verde, Sororoca, Lagoa Funda e Pedra do Boi, todas beneficiadas com o projeto do ProRural na região, localizada no município de João Alfredo, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Mas os dias difíceis de subida íngreme em terra de chão batido e estrada esburacada estão contatos para as 63 famílias que moram em cima da Serra Verde. O Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA/ProRural), está realizando a obra de pavimentação, drenagem e sinalização dos acessos às comunidades localizadas nos altos, um investimento de aproximadamente R$ 450 mil.

Ao todo, serão mais de 1.000 metros de obra que servirão para o acesso dos moradores locais, mas também é de grande importância para o escoamento da produção de fruticultura local. Segundo o líder comunitário da região, José Martins, a obra vai trazer também crescimento econômico local. “Com o difícil acesso grande parte dos produtos dos agricultores familiares residentes nas partes mais altas da serra acabava se estragando, porque eles não conseguiam descer para comercializar na feira, agora terão como escoar essa produção”.

Os moradores da região contam que o acesso difícil mexia com toda a rotina das famílias. “Nos períodos de chuva a gente ficava preso em casa, não podia fazer nada porque nem as Toyotas arriscavam subir”, informa Maria Amparo dos Santos Silva, 64 anos, que sempre viveu na parte alta da Será Verde. A moradora Severina Ana da Conceição, de 68 anos de idade e 40 vividos na comunidade, diz que a obra vai mudar a vida de todos. “Até as crianças ficavam sem ir para aula quando chovia muito, com a rua feita vai ficar uma maravilha, só temos a agradecer”, comemora.

A previsão dos técnicos da Unidade de Gestão Territorial do ProRural em Limoeiro, responsáveis pelo projeto, é de que até o final do mês de maio deste ano toda a extensão da via esteja concluída e pronta para ser entregue a comunidade.