Projeto poderá alavancar o setor do artesanato no Litoral Sul

 

Técnicos da Unidade de Gestão Territorial do ProRural na Região Metropolitana do Recife visitaram, na última semana, as artesãs do Grupo Associados de Produção Artesanal de Pernambuco, formado por 36 mulheres que vivem do artesanato no Litoral Sul do Estado. O objetivo da visita foi verificar a viabilidade do projeto a ser financiado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA). O investimento de aproximadamente R$ 276 mil deve colaborar para o desenvolvimento da economia movimentada pelo turismo na região.

Com a proposta, as artesãs que já comercializam seus produtos nas praias da região, feiras e eventos, poderão incrementar a produção e as vendas. A ideia é que o programa forneça mais maquinário para costura e artesanato, além de matéria prima para a produção de trabalhos com diversas técnicas, como Patchwork (trabalho com retalhos), costura, bordado, além da criação de luminárias e acessórios.

Segundo a coordenadora do ProRural na RMR, Dayse Reis, as mulheres são conhecidas na região e têm um grande potencial de produção. O Grupo já participou de eventos como a Fenearte, com o apoio do Programa. As produtoras têm mercado consolidado nos distritos de Porto de Galinhas, Serrambi, Nossa Senhora do Ó e Maracaípe, onde existe um grande fluxo de turistas e visitantes, principalmente no verão.