ProRural capacita 40 associações rurais em Parnamirim

A Unidade de Gestão Territorial (UGT) do ProRural em Salgueiro realizou, na última sexta-feira (08), a primeira etapa da Capacitação das Associações do município de Parnamirim, no Sertão de Pernambuco. O objetivo é preparar as associações apoiadas pelo órgão, para que elas possam fazer a gestão dos recursos financiados pelo Governo de Pernambuco, assim como se tornarem mais organizadas, sustentáveis e independentes.

O encontro que aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura da cidade, contou com a participação de representantes (presidente, tesoureiro e secretário) de 40 associações municipais. Nessa fase foram debatidos “O Papel e função de uma Associação e das suas lideranças” e “As leis que regulamentam uma Associação e as relações sociais – impostos e regulamentação”.

Segundo a técnica de campo da UGT de Salgueiro, Angela Santos, muitas entidades têm dificuldades em atividades como elaboração de atas, realização de eleição para diretoria, preparação de ofícios, entre outros. Além disso, as associações perdem oportunidades de apoio por ficar com estatutos sem validades ou prestação de contas incompleta. “A capacitação visa colaborar na gestão das organizações, nas questões legais e ainda tratar de assuntos como relações interpessoais e administração interna”, relata.

No próximo dia 28 de junho, o curso será para as associações rurais do município de Salgueiro e acontecerá no auditório da Secretaria de Agricultura da cidade. A segunda etapa das capacitações ainda não tem data definida, mas trabalhará o Projeto Pernambuco Rural Sustentável (PRS) e as ações com os parceiros.