ProRural desenvolve aplicativo de monitoramento de projetos

Tecnologia é aliada no acompanhamento dos convênios executados pelo Programa e na transparência das informações nas ações do Governo

Com apoio da tecnologia, os projetos financiados pelo Governo de Pernambuco, através do ProRural, terão acompanhamento em tempo real. O órgão está desenvolvendo um aplicativo que vai georreferenciar e monitorar a execução e implantação de cada etapa dos investimentos, assim como permitir a atualização das informações in loco pelos técnicos do Programa.

A ideia é dar agilidade e maior controle dos processos, para que, no menor prazo possível, os benefícios de cada projeto produtivo ou de infraestrutura rural sejam sentidos pelos agricultores familiares apoiados pelo Estado. O aplicativo representa um “up grade”, no sistema Aroeira, o Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Informações do ProRural, que já permite o acompanhamento dos projetos pela internet.

O pleito por uma ferramenta digital foi feito pessoalmente pelo diretor geral do ProRural, Fábio Fiorenzano, em vídeo conferência com representante do Banco Mundial em Washington/EUA, João Vicente, responsável pela área de gerenciamento financeiro do Projeto Pernambuco Rural Sustentável. Para o gestor do ProRural, a mudança nos instrumentos de gestão e controle são de grande importância para o avanço dos trabalhos no Programa.

O Sistema Aroeira vem passando por melhorias importantes como sua hospedagem na Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), que garante o aumento do desempenho e traz maior velocidade de navegação, rapidez nas respostas às solicitações dos usuários, além do incremento da segurança dos dados.  “Implementamos a Área Pública, que representa a transparência dos trabalhos do ProRural, pois permite que qualquer pessoa tenha acesso às informações sobre os subprojetos em execução. Além disso, ampliamos os links de internet na sede e escritórios regionais e, de acordo com as ações de compliance, aperfeiçoamos o monitoramento de cada convênio através da implantação da ferramenta do Painel de Controle”, lembra Fiorenzano.

Segundo o gerente de Monitoramento e Avaliação do ProRural e responsável pelo Aroeira, Arthur Perruci, o Sistema já é uma ferramenta de grande utilidade e transparência no processo de gerenciamento, mas ficará ainda mais eficaz com o aplicativo. “Com todas as melhorias e a nova ferramenta, os técnicos de área poderão atualizar as informações de cada projeto financiado direto do celular na visita ao local, e providências a respeito de sua execução poderão ser encaminhadas na hora”, explica.

O aplicativo funcionará também de forma offline (sem a necessidade de conexão com a internet), onde cada técnico poderá utilizar seu próprio smartphone mesmo onde não haja rede disponível. Nas visitas de campo, o aplicativo utilizará as informações de georreferenciamento dos aparelhos para obter a localização exata de cada foto feita, além de gravar diversas outras informações a respeito do subprojeto. Ao final, quando o aparelho for conectado à internet, o aplicativo sincronizará automaticamente as informações obtidas com o sistema Aroeira.

A primeira versão do aplicativo já foi apresentada à Direção Geral para teste, e a expectativa é de esteja em uso no primeiro semestre de 2019. As melhorias no sistema Aroeira já contam também com a ampliação da velocidade dos links de internet da casa e nas Unidades de Gestão Territorial (UGTs) do ProRural e, para equipes que utilizarão tanto o sistema quanto o aplicativo, serão realizadas capacitações em todas as regiões.