ProRural e Compesa tratam de parceria para fornecimento de água na área rural

O diretor geral do ProRural, Fábio Fiorenzano, se reuniu na tarde desta terça-feira (19), com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, e equipe dos dois órgãos, para discutir parceria que visa o fornecimento de água para 490 famílias da área rural do Município de João Alfredo. As duas instituições se empenharão para dar agilidade nos pereceres técnicos necessários a liberação de um projeto de abastecimento rural que está em formatação no Programa.

No projeto de infraestrutura hídrica do órgão, o ProRural captará a água fornecida pela Companhia na região e implantará um sistema de abastecimento simplificado nos moldes exigidos pelo Banco Mundial. No modelo, a água chega para um único cliente, nesse caso a Associação de Moradores da Comunidade de Estaca, e essa faz a gestão da distribuição para os associados, cada um contendo com um micromedidor individual.

Em decisão conjunta, o ProRural disponibilizará o projeto formatado no Programa para a análise e orientações da Compesa que, ao final, poderá fornecer uma Carta de Viabilidade, necessária para a liberação dos recursos da ordem de R$ 2 milhões, que atenderá quatro comunidades da região. Ao total, serão 28 mil metros de tubo PVC e PVA, que levarão água de qualidade e tratada, para aproximadamente 1.960 pessoas.

Para o diretor geral do ProRural, Fábio Fiorenzano, o aspecto social do projeto é o mais importante, visto que se trata de uma localidade de grande escassez de água. “Uma parceria entre os dois órgãos, com o objetivo de levar o recurso hídrico para tantas famílias, mostra a preocupação do Governo Paulo Câmara com as populações rurais do Estado que mais sofrem com a seca”, conclui.