ProRural faz entrega de trator e implementos em Feira Nova

Os agricultores do Sitio Queimadas, no município de Feira Nova, viram nesta segunda-feira (04), um sonho ser realizado. A partir de agora, a comunidade vai trocar as enxadas e outros instrumentos manuais, por maquinaria moderna financiada pelo Governo de Pernambuco, através do ProRural. A entrega oficial aconteceu na sede da Associação Comunitária de Moradores e Agricultores do Sítio Queimados (ACOMASCQ), e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Dilson Peixoto.

O investimento de aproximadamente R$ 270 mil beneficiará 97 famílias na comunidade, além de comunidades vizinhas que também poderão utilizar o trator e implementos agrícolas como a debulhadeira, Roçadeira, enxada rotativa, plantadeira de mandioca, sulcador, grade aradora e niveladora e carreta. Com os equipamentos, a região poderá alavancar a produção de raízes e tubérculos, que é carro chefe da economia local.

Segundo o secretário, esses implementos com recursos do ProRural darão aos trabalhadores a condição de retomada da produção da mandioca de qualidade, assim como a oportunidade de fazer com que essa produção seja ampliada. “É dar a agricultura familiar as condições que o agronegócio tem. Agora é esperar que eles, dando manutenção aos equipamentos, possam preparar a terra e colher cada vez mais, tornando-se autônomos, fixando-se no campo e se transformando em empresários.

Para o diretor geral do ProRural, Fábio Fiorenzano, apesar da comunidade já estar utilizando cultivares resistentes a podridão mole e outras pragas, a região precisa voltar a ser a maior produtora de mandioca de Pernambuco. “Com o trator e os novos equipamentos, os agricultores poderão tratar melhor o solo, fazendo melhor drenagem e evitando outras pragas. Nosso desejo é que a agricultura familiar de Feira Nova seja cada vez mais referência na produção de farinha e de muitos outros produtos”, ressalta Fiorenzano durante o encontro.

O presidente da Associação, Djair José da Silva, falou da alegria de receber o trator e os implementos do Governo Paulo Câmara, através do ProRural. “Esperamos ansiosamente esse projeto que hoje virou realidade. Vamos trabalhar para produzir e continuar na terra de onde tiramos a mandioca, o inhame e o milho, entre outros”.