ProRural participa do XVIII Encontro de Produtores Orgânicos do NE

Técnicos do ProRural de Limoeiro participam do “XVIII Encontro dos Produtores Orgânicos (EPO 2019)”, que acontece de 14 a 16, no Sítio Marreco, em Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco. Com o objetivo de discutir agroecologia, o evento reúne produtores e representantes dos estados de Sergipe, Ceará, Bahia e Pernambuco, além de integrante de ONG Canadense.

Os cerca de 150 participantes terão três dias de palestras, oficinas temáticas, visitas técnicas aos núcleos produtivos e apresentações culturais. A ideia do encontro é promover troca de experiências entre os presentes, discutir as políticas públicas do setor, a agroecologia como ferramenta de inclusão social na produção e comercialização dos produtos orgânicos, além das novas tecnologias.

Para o presidente da Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidades de Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos (ASSIM), Luiz Damião, a EPO acontece anualmente e colabora no desenvolvimento da produção orgânica no Nordeste. “Há 18 anos, nós produtores discutimos o que queremos para o meio rural. E esse debate é uma construção para que a agroecologia se fortaleça cada vez mais”.

A coordenadora da Unidade de Gestão Territorial do ProRural em Limoeiro, Maria Dalva Marcos, ressaltou a importância do evento, assim como o trabalho que os grupos vêm desenvolvendo com as feiras de produtos orgânicos nas cidades e na capital. “Vocês estão criando uma cultura de consumo de produtos de melhor qualidade e levando o alimento orgânico para quem não tinha acesso a eles, mas é também preciso discutir assuntos como fiscalização e incentivos”, lembrou.