ProRural promove intercâmbio entre associações

“Não basta conseguir um projeto de abastecimento de água, é necessário saber usar para que o recurso dure muito mais do que o esperado”. Essas foram as palavras da agricultora familiar e representante da Associação Malhada Branca, Maria José Dias Ramalho, que recebeu representantes de outras associações para intercâmbio promovido pelo ProRural em Buíque.

O encontro teve o objetivo de promover troca de conhecimento entre beneficiários de projetos de infraestrutura hídrica, para que os novos favorecidos com obras financiadas pelo Governo de Pernambuco Através do ProRural possam aprender com experiências exitosas. Questões como fazer gestão dos recursos recebidos, assim como de que forma gerir os sistemas junto às comunidades foram tratadas na prática.

Dessa maneira, os representantes da Associação dos Pequenos Agricultores e Moradores da Comunidade Sítio Saco e Vila Caramuru, em Carpina, da Associação de Moradores e Produtores do Engenho Tombador, em Palmares, e os responsáveis pelo projeto de distribuição de água ligados à Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Florestan Fernandes, do município de Goiana, ouviram atentos os relatos de como Malhada Branca tornou-se referência de projeto nos moldes do Banco Mundial.

Para José Edmilson Ferreira, representantes do Sítio Tombador, apesar de o projeto ser um pouco diferente, pois a água é captada em barragem e não em poço, a experiência de aprendizado foi muito boa. “Na minha comunidade são 60 beneficiários, temos a rede de distribuição, reservatório, clorador e agora temos hidrômetros em cada casa. Vendo como está funcionando aqui aprendemos para melhorar o que não está funcionando bem lá”.

O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (20), contou com a participação dos técnicos e engenheiros do ProRural do Recife e de todas as regiões envolvidas. Este modelo de interação foi um projeto piloto que deve ser replicado nos demais projetos de abastecimento e saneamento rural em execução ou funcionamento no Programa.