ProRural vai contribuir com construção de Política Pública para APLs

Com o objetivo de fazer um levantamento e análise dos Arranjos Produtivos Locais (APL) e como cada órgão do Governo do Estado colabora com as cadeias produtivas, o Secretário Executivo de Políticas de Desenvolvimento, Pedro Arras de Alencar e o consultor em Arranjos Produtivos Locais (APL), Sérgio Buarque, reuniram-se no ProRural na tarde desta terça-feira (28), para troca de experiências.

A ideia é realizar um mapeamento do trabalho de cada órgão do Estado que fomenta e apoia essas redes, para que seja concebida uma Política de Arranjos Produtivos capaz de integrar ações estruturadoras que fortaleçam esses grupos. “Muitos órgãos de Pernambuco trabalham separadamente com os mesmos públicos. Queremos aprender com as experiências de todos para depois conceber, propor e viabilizar políticas de desenvolvimento”, informa o secretário.

O Diretor Geral do ProRural, Anselmo Pereira, falou da inclusão das ações do Programa na grande maioria das APLs identificadas no Estado, sobre as experiências com as redes produtivas estruturadas pelo ProRural, assim como a metodologia pensada no Projeto Pernambuco Rural Sustentável, que criou os Grupos Territoriais de Governança, que dialoga com os arranjos. “O ProRural vai contribuir com o que for necessário para a estruturação de dessa política que vai contribuir com os APLs e mesmo com os agricultores familiares de Pernambuco”.