Técnicos do ProRural participam de encontro sobre água na Paraíba

Representantes da Unidade de Gestão Territorial do ProRural de Limoeiro participaram, de  5 a 7 de dezembro, do VIII Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce – PAD, que foi realizado no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento com o tema “O papel dos Estados, Municípios e Comunidades na Gestão Compartilhada dos Sistemas de Dessalinização”,  teve como objetivo fortalecer a integração das diversas instituições envolvidas na execução do Programa, além de capacitar representantes dos municípios e comunidades para a gestão dos sistemas de dessalinização.

Na ocasião, os participantes foram também formados como multiplicadores da metodologia do Programa, o que garantirá a sustentabilidade dos sistemas de dessalinização e poderá contribuir para a melhoria do acesso à água de qualidade para o consumo humano. O Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública de acesso à água de qualidade para as pessoas por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, salobras ou salinas, incorporando cuidados técnicos, sociais e ambientais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização.

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o PAD conta com uma rede de aproximadamente 200 instituições envolvidas no processo, nos nove estados do Nordeste e Minas Gerais. Além dos representantes do ProRural, Aline Oliveira e Dalva Marcos, o encontro contou com a presença do coordenador estadual do água Doce, Bartolomeu Vieira (SEAF), e demais parceiros como IPA, SEMAS, órgãos municipais, empresas contratadas e comunidades beneficiadas.